Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado

0
Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado (Foto: Divulgação)

Com a chegada de mais um membro na família, são inúmeras as duvidas que mamães e papais tem de como cuidar se seu bebe, afinal de contas, sendo marinheiros de primeira viagem ou não, cada bebe é um ser diferente e requer cuidados diferentes. Porém, algumas dicas valem para todos os bebes. Além do indispensável carinho e afeto, outras dicas valiosas auxiliam você a evitar aqueles momentos que por muitas vezes podem se tornar desagradáveis por não saber como lidar com a situação, como o banho do bebe, por exemplo.

Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado (Foto: Divulgação)
Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado (Foto: Divulgação)

Bebe precisa de banho diário, não se esqueça disso

Para muitas mamães e papais de plantão, o seu bebe não necessariamente precisa tomar banho todos os dias, pois pensam que pelo fato do pequeno ser não transpirar, sair de casa ou algo do tipo, não requer banho. Eis que encontramos o problema. Seu bebe precisa mais do que nunca do momento do banho, afinal de contas, quem não se sente literalmente em êxtase ao tomar um banho? Para os pequeninos não é diferente.

Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado (Foto: Divulgação)
Hora do banho – o que ajuda e o que deve ser evitado (Foto: Divulgação)

Verdades e mitos sobre o banho do bebe

Alguns mitos como esperar a queda do coto umbilical para dar um banho completo no bebe já caiu por terra (literalmente). Não se tem um consenso absoluto de quando é o melhor momento para dar o primeiro banho. Em algumas maternidades o primeiro banho é dado logo após o nascimento da criança. Sendo assim, o consenso deve partir do medico responsável que deve afirmar se o bebe esta saudável. Se sim, não há o que temer para dar o banho no bebe.

Outro mito é o de que o bebe só pode ser lavado com agua morna (inverno e verão). Você pode banhar seu filho com agua morna, mas somente em dias que esteja frio, do contrario, utilizar agua em temperatura ambiente não fará mal para seu filhote. O uso de sabonete neutro é indicado para facilitar o processo de higienização.

Técnica de banho

Algumas dicas são importantes na hora do banho de seu bebe confira abaixo algumas delas:

-Propicie um ambiente calmo para seu bebe poder relaxar nessa hora

-Tenha os produtos para dar o banho em mãos

-Segure a criança de forma segura e proteja a cabeça.

– Não se esqueça de lavar as genitais de seu bebe de forma delicada

Possíveis situações de risco que podem ocorrer com seu filho na hora do banho:

É necessário que você segure de forma adequada seu filho na hora do banho para evitar uma possível queda dele. Evite prolongar o banho de seu filho para que a agua não esfrie de mais e a sua temperatura possa baixar fazendo com que se resfrie.

 

SEM COMENTÁRIOS