Guarda compartilhada

0
Guarda compartilhada (Foto: Divulgação)

Sabemos que o melhor para uma criança e a convivência diária e saudável do pai e da mãe. Mas sabemos que nem sempre e possível. Portanto devemos resolver isso da melhor forma possível, lembrando que o bem estar e a felicidade de uma criança esta em jogo. Hoje em dia desde que os pais estejam cientes da situação e possível manter uma guarda compartilhada para o bem de todos.

O que é guarda compartilhada?

Guarda compartilhada (Foto: Divulgação)
Guarda compartilhada (Foto: Divulgação)

A guarda compartilhada é o direito e dever que os pais separados tem sob os filhos, proporcionando que as principais decisões sejam tomadas em conjunto com o consentimento de ambos.

Isso não significa que a criança deve de passar metade da semana com o pai e metade com a mãe, mas sim a convivência com ambos da melhor forma possível para que essa criança tenha um bom desenvolvimento.

Mesmo mantendo guarda compartilhada, devemos estar ciente que ambos são responsáveis pelo sustento dos filhos. Com isso o genitor (pai ou mãe) que possui maior renda mensal devera contribuir com a pensão alimentícia sem alterar (diminuir) o valor somente porque a guarda e compartilhada.

Dúvidas frequentes

Guarda compartilhada (Foto: Divulgação)
Guarda compartilhada (Foto: Divulgação)

Mãe ou Pai que abriu mãe da guarda do filho a um tempo atrás, pode recorrer e pedir a guarda compartilhada.

Pais morarem em cidades diferentes, como funciona a guarda? O juiz irá avaliar a situação e ver a melhor para os filhos.

Se estiver passando por uma separação tumultuosa o juiz decide o que será feito.

Saiba que as condições econômicas (desempregado ou autônomo) não interferem a guarda compartilhada.

Caso seja mãe/pai solteiro sendo que o pai/mãe e ausente ou tem outra família, a guarda será analisada e será decidido o melhor para os filhos, pois a lei tem exceções.

Quando nos referimos a recém-nascidos ou crianças que ainda mamam e mais difícil, mas não impossível. Geralmente o juiz estipula horários de visita.

Se possuir mais de um filho, ambos estarão sempre juntos sem diferença entre eles.

Onde informar-se

Procure o Fórum ou Promotoria mais próxima e informe-se e tire todas as duvidas sobre a guarda compartilhada.

Mas saiba que a guarda compartilhada que da q palavra final e decide a situação e o juiz, mesmo contra a vontade do pai ou da mãe. Pois ele resolvera qual a melhor situação para os filhos.

 

SEM COMENTÁRIOS