Enjoos na gravidez

0

A gestação é a fase onde a mulher se transforma. Fica mais sentimental, frágil às vezes irritada, devido às mudanças hormonais sente-se cansada, indisposta. Mas também existem mamães que não sentem sintoma algum. Como, por exemplo, o enjoo, há mamães que sentem enjoo outras não. Isso envolve vários fatores como: distúrbio hormonal, pode ser um sintoma psicológico, stress, entre outros.

O enjoo na gravidez pode ser amenizado com alguns cuidados
O enjoo na gravidez pode ser amenizado com alguns cuidados

Hoje falaremos um pouco sobre essa sensação desagradável que acomete a maioria das mulheres durante a gestação.

O enjoo da gravidez é causado pelo hormônio B-HCG, responsável pela implantação do saco gestacional no útero. A alimentação pode intensificar os enjoos.

O enjoo é o sintoma mais frequente da mulher grávida. Cerca de 70% das mulheres sentem enjoos no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês, podendo se prolongar em poucos casos.

Os enjoos ocorrem porque a progesterona, (hormônio responsável por manter a gravidez), deixa o estômago mais preguiçoso, isto é, há uma lentidão no trato gastrointestinal. Portanto, o alimento demora a chegar ao intestino, provocando os enjoos e até os vômitos.

As mamães que costumam enjoar muito devem tomar cuidado para não perder muito peso durante a gestação e não ficar desidratada. Se isso acontecer o médico deverá ser consultado para prescrever alguma medicação para controlar os enjoos.

A fase dos enjoos varia de mulher para mulher, mas em geral ocorre entre o final do segundo mês (8 semanas ) e o final do quinto mês lunar (20 semanas ).

[captio

SEM COMENTÁRIOS