Desejo na gravidez – Mito ou verdade?

0
É importante cuidar o que come na gravidez para não engordar além do necessário

A gravidez é uma fase que serve ser curtida, cada momento há algo novo que nos aguarda. A barriga começa a crescer, o bebe começa a se mexer, ficamos ansiosas para ver seu rostinho. Tudo isso nos influência e provoca vários sintomas psicológicos. Enjoos, desejos, medo são alguns deles. Mas precisamos aprender a lidar com eles. Quando estamos grávidas ficamos mais sentimentais e carentes. Queremos ser bajuladas o tempo todo. Muitas vezes o desejo por comida, principalmente comidas estranhas, que sentimos na gravidez pode estar relacionado à carência afetiva.

Claro que a grande mudança hormonal que ocorre nesta fase também é um fator agravante. Esse aumento é o responsável pelos enjoos, desejos, indisposições. Os hormônios prolactina e progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do ph da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, não mais comer suas comidas preferidas ou mesmo os alimentos com sabores estranhos.

Desejo na gravidez pode ser hormonal
Desejo na gravidez pode ser hormonal

Mas temos que ter cuidado com certos desejos. Se sentirmos muita vontade de comer coisas que não são muito saudáveis e calóricas para nossa saúde e para saúde do bebê, temos que tentar ao máximo resistir. O ideal é engordarmos no máximo 12 quilos durante a gestação.

Uma dieta balanceada e a pratica regular de exercícios leves são imprescindíveis para uma gestação tranquila.

Os desejos são podem ser os mais estranhos como comer gelo, limão. Há mamães que não tem desejo algum durante a gestação toda e outras que tem aversões, até pela comida favorita. Especialistas relatam que carências nutricionais levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar para seu pleno desenvolvimento.

É importante cuidar o que come na gravidez para não engordar além do necessário
É importante cuidar o que come na gravidez para não engordar além do necessário

Acompanhamento de nutricionista

É importante o acompanhamento de um nutricionista para que não haja carência de nenhum nutriente ou vitamina tanto para mamãe quanto para o bebê. O bebê absorve os nutrientes do alimento, por isso a necessidade de seguir uma dieta específica para este período. Não é necessário comer por 2, mas sim comer alimentos que contenham os nutrientes necessários e na quantia adequada. Mas não é somente na gravidez que podemos ter desejos, qual mulher que antes da menstruação nunca sentiu vontade de comer um doce? A mudança hormonal é a culpada.

O único mito que existe em relação aos desejos que temos durante a gravidez é que se não comermos o alimento que estamos com vontade o bebê nascerá com a cara desse alimento”.

SEM COMENTÁRIOS