Crianças teimosas e birrentas como controlar?

0
Crianças teimosas e birrentas como controlar? (Foro: Divulgação)

Quem é pai/mãe sabe muito bem o que é trabalhar o dia todo, ouvir bronca no serviço, pagar as contas, fazer as comprar, arrumar e limpar a casa, pegar os filhos na escola e chegar em casa ouvindo seu filho todo o momento gritando e se esperneando porque você não quis comprar o suco que ele queria no mercado, o brinquedo da moda, a roupa, celular, tablete, etc. Ou até mesmo simplesmente porque você quis que ele desse a mão à você para atravessar a rua. Difícil não é verdade? Como fazer com que seu filho o respeite e respeite os outros também?

Com tanta correria nos dias de hoje fica difícil ter paciência, algumas vezes, gritamos e acabamos perdendo a razão, pois muitas vezes o que realmente falta na relação de pais e filhos é um bom dialogo munido de algumas restrições como, por exemplo, aquele programa de televisão que eles tanto gostam ou mostrar que o dono da casa e quem dita as regras é você e não seu filho(a) de apenas 5 anos.

Crianças teimosas e birrentas como controlar? (Foro: Divulgação)
Crianças teimosas e birrentas como controlar? (Foro: Divulgação)

Lembre-se quem são os pais e quem são os filhos

A velocidade que nossas crianças vem evoluindo e se desenvolvendo é incrível. São muito precoces e rapidamente já sabem distinguir o que pra elas é ou não interessante. Quem irá mostrar o que é certo ou errado ao seu filho é você mesmo. O bom e velho ditado é importante nessa hora: ‘’O bom exemplo vem de casa’’. Com isso, as limitações precisam ser postas desde o inicio. Não vamos nos esquecer que a educação deve ser praticada com seu filho desde o inicio de sua vida.

Caso seus filhos tenham esses maus hábitos, é importante descobrir de onde eles vêm, seja em casa, nas escolinhas (afinal de contas, outras crianças também podem estimular que isso ocorra com os coleguinhas que estão entorno delas) ou em algum programa de televisão, é necessário tomar alguma atitude a respeito disso. Converse com seu filho sobre se ele tem noção do que está falando, explique que é feio e que não se deve fazer isso. Se puder ir até o problema e evitar que isso ocorra novamente, melhor.

Crianças teimosas e birrentas como controlar? (Foto: Divulgação)
Crianças teimosas e birrentas como controlar? (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar que seus filhos sejam teimosos e birrentos

Aquilo que você acha ‘’bonitinho’’ que eles façam quando pequenos como, por exemplo, gostarem de discutir, revidar, dizer algum palavrão (sim…muitos pais acham bonito que seus pequenos repitam certas palavras que nem adultos deveriam), pode logo em seguida se tornar um habito horrivelmente feio e desenfreado. Com isso as crianças perdem a noção do que é correto ou não, afinal de contas ficou gravado em suas memorias que um dia os adultos que a rodeiam achavam belo que elas fizessem e repetissem aquilo.

Procure dialogar sempre, pois só assim podemos dar uma educação na qual o respeito é reciproco. Dizer não às vezes não faz mal a ninguém. Ainda mais se seu filho não tem merecido muito ganhar o presente do Papai Noel, por exemplo. Procure mostrar pra ele, em palavras delicadas e na altura de seus olhos que você não gostou da atitude que foi tomada, como por exemplo: ‘’o papai/mamãe está muito triste porque você fez uma coisa que já havíamos conversado que não deveria mais ser feita. O que iremos fazer agora?’’. Mostre para ele que para toda ação, existe uma reação e que nem tudo que se quer, se pode ter na hora que quiser.

 

SEM COMENTÁRIOS