A chupeta pode prejudicar a dentição do bebe?

0
A chupeta pode prejudicar a dentição e a fala da criança

Chupeta, item indispensável para o bebê. Ela ajuda a acalmar. Mas ela deve ser retirada na hora certa. Não devemos dar chupetas para crianças com mais de 1 ano de idade. Ela pode ser prejudicial tanto para fala, respiração e dentição do bebê. O ato de sugar é uma necessidade sensitiva e motora que proporciona paz, bem-estar. A sucção do peito traz satisfação afetiva e de segurança, e a sucção da chupeta faz o bebê lembrar este ato. Recomenda-se que os pais acalmem o bebê de outra maneira para a chupeta poder ser retirada mais tranquilamente. Devemos dar carinho, atenção até o bebê para de chorar.

A chupeta pode trazer inúmeros problemas ao bebe
A chupeta pode trazer inúmeros problemas ao bebe

Como tirar a chupeta do bebe sem causar trauma

Para podermos retirar a chupeta precisamos explicar para o bebê, que ele já está grande e não precisa mais dela. Reduzir o tempo que o bebê fica com a chupeta ajuda ele a ir esquecendo dela. Não deixe a chupeta presa ao pescoço, para a criança usa-la no momento que desejar. Dar a chupeta somente quando o bebê for dormir, mas nunca esqueça de retira-la assim que ele pegar no sono. Devemos prestar atenção se ao retirarmos a chupeta o bebê não irá começar a chupar o dedo. Os danos de chupar o dedo podem ser maiores, pois a pressão exercida nos dentes e arcadas é maior. Cada vez que isso ocorrer, deveremos retirar o dedo da boca do bebê e explicar que é feio e ele não deve fazer isso.

A chupeta pode prejudicar a dentição e a fala da criança
A chupeta pode prejudicar a dentição e a fala da criança

Problemas que a chupeta pode proporcionar

Além de promover a alteração na arcada dentária, o uso consecutivo da chupeta pode ocasionar deformidades nos ossos da face, nas articulações, na musculatura envolvida e até prejudicar a mastigação, a fala e a respiração. Há alguns trabalhos que relacionam o vício de cigarros e drogas com o uso prolongado da chupeta. É importante consultar um odontopediatra para analisar a arcada da criança, além de ser feita uma consulta ao dentista, antes de nascerem os primeiros dentinhos, para receber orientações sobre higiene bucal. Se o problema for resolvido a tempo, como extrações precoces de alguns dentinhos, a criança poderá não necessitar de aparelhos ortodôntico.

Recentemente, o Ministério da Saúde do Brasil, determinou que os fabricantes de chupetas e mamadeiras serão obrigados a alertar ao consumidor sobre os problemas causados pelo uso do produto. Os produtos deverão levar uma etiqueta com uma advertência: O Ministério da Saúde adverte: a criança que mama no peito não precisa de mamadeira ou chupeta. O uso desses produtos prejudica a amamentação, e seu uso prolongado prejudica a dentição, e a fala da criança.

SEM COMENTÁRIOS