Andador de bebe – Usar ou não usar?

0
Todas as marcas analisadas pelo INMETRO foram reprovadas

Os primeiros meses de vida de nosso bebê são os mais encantadores. São os meses da fase de aprendizagem, onde ele falará a primeira palavra, onde nascerá o primeiro dentinho, onde ele dará os primeiros passinhos. Todas as mamães gostariam de estar coladas em seus bebês para não perder nenhum desses momentos tão marcantes que muitas vezes nos emociona. Mas também é importante estarmos do lado de nosso bebê a maior parte do tempo para evitarmos possíveis acidentes, ele pode se afogar, cair, machucar-se, pois como disse antes, é a fase da aprendizagem.

Andador de bebe pode causar acidentes graves
Andador de bebe pode causar acidentes graves

Aproveitando o tema de hoje falaremos sobre a proibição dos andadores para bebês devido a possíveis acidentes.

Pediatras alertam os perigos de acidentes que podem ocorrer aos bebês devido o uso de andadores. O andador também pode retardar a atividade muscular da criança, que fica pendurada, sem mexer a perna ou as articulações. É um instrumento que não tem benefício e oferece risco grave de traumatismo.

O andador infantil é um aparelho usado para ajudar bebês no aprendizado de andar. Compõe-se de estruturas rígidas, de formato variado, normalmente são circulares, dentro das quais fica o bebê, preso à estrutura por meio de tiras. A parte superior é construída de maneira a proporcionar apoio à criança e a parte inferior é aberta ou mais larga, permitindo o movimento das pernas e dos pés. Um conjunto de rodas presas à estrutura possibilita o deslocamento do aparelho em diferentes direções.

O andador prejudica a musculatura das pernas do bebe
O andador prejudica a musculatura das pernas do bebe

Andador é proibido por falta de segurança

Uma liminar da Justiça de Passo Fundo (RS) determinou a proibição da comercialização de andadores infantis em todo o país. Na decisão, a juíza Lizandra Cericato Villarroel destaca que nenhuma das marcas comercializadas estão dentro das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que “a natureza do produto se destina a bebês e crianças na fase de aprendizagem do ato de caminhar, portanto, em situação biológica de vulnerabilidade potencializada”.

Marcas analisadas pelo INMETRO

O Inmetro analisou 10 marcas de andadores seguindo a regulamentação europeia ( no Brasil não há regulamentação).

Ange

Burigotto

Chicco

Cosco

Dardara

Divicar

Galzerano

Hércules

Philpoo

Baby Siclos

Angel, Hércules,Bbaby Siclos foram reprovadas no teste de aberturas. Essas marcas possuem aberturas onde o bebê pode prender o dedinho.

Hércules e Philpoo foram reprovados no teste, possuem cordões mais longos que o especificado, podendo causar enforcamento do bebê.

Angel, Burigotto, Derdara, Galzerano, Hércules, Baby Siclos foram reprovadas no teste do acento. O acento não pode soltar-se facilmente nem ceder demais quando a criança sentar.

Angel, Burigotto, Baby Siclos, foram reprovadas no teste de resistência. Arrebentaram quando a criança ficou mais de 2 horas no andador. Essas três marcas, também foram reprovadas no teste do impacto. Quando a criança fica pulando sentada no acento. Eles arrebentaram.

Todas as marcas foram reprovadas no teste de evitar acidentes em escadas, Todos os andadores ao aproximarem-se da escada, não apresentaram nenhuma segurança e não impediram a criança de cair.

Segundo a decisão, a empresa que não cumprir a determinação será multada em R$ 5 mil por dia.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS